PROJETO CONEXÕES LATINAS – REVIVENDO ESTEBAN EITLER

Esteban Eitler. Este nome talvez não tenha grande significado hoje  para muita gente no Brasil, mas representa a personalidade de um dos maiores flautistas e também compositor, pesquisador e arranjador do início do século XX. Na década de 1940, Eitler chegava a fazer 120 concertos por ano ao redor do mundo e vivia exclusivamente de sua arte. Morreu prematuramente no Brasil em 1960, aos 46 anos.

O projeto Conexões Latinas – Revivendo Esteban Eitler nasceu com o objetivo de recuperar a memória deste artista, valorizando seu patrimônio e legado culturais. A curadoria do projeto é de James Strauss, musicólogo e flautista pernambucano, concertista formado pela École Normale de Musique de Paris e autor de 9 CDs – entre eles dois com a Orquestra de Câmara da Filarmônica de Israel. http://www.jamesstrauss.org/

Do Equador, onde está radicado, Strauss se dedica, a partir de partituras e documentos deixados por Eitler, à produção e à direção musical de disco inédito com músicas de Esteban. Ao lado dos exímios profissionais da Orquestra Sinfônica da Venezuela, Strauss trabalha nos detalhes para a gravação de 9 composições que farão parte do disco (veja abaixo).

“Por quê Esteban Eiltler, nascido no berço da música clássica europeia, a Áustria, formado na renomada “National Hungarian Royal Franz Liszt Academy of Music” em Budapeste,  escolheu a região latino-americana para suas pesquisas, estudos e criações? Porque na América Latina está a vanguarda da música mundial. Esteban Eitler bebeu da fonte da música andina e américa pré-colombiana e o resultado deste trabalho é uma obra genial” afirma Strauss.

Por que apoiar?

Esteban Eitler, mesmo após 57 anos da sua morte, ainda é estudado por universitários e pesquisadores em diversos países como Alemanha, Áustria, Argentina e Chile, principalmente na formação de musicólogos. A proposta do projeto é resgatar junto ao público o interesse pela obra desse artista, bem como a sua beleza, qualidade e técnica musicais.

Uma campanha de financiamento coletivo que encerrou no dia 13 de outubro, foi um sucesso e vai financiar grande parte do projeto.

Continuamos em busca de recursos. Se você quer apoiar este projeto clique no botão abaixo (Doar) e faça a sua contribuição com o valor que desejar.  

 

 

O CD INÉDITO, A SER LANÇADO EM 2018.

Esteban Eitler (1913-1960)

Latin Connections 
 
Acuarelas Bolivianas 
 
I – Choquisaca
II – Potosi
III – Tihuanacu
IV – Titicaca
 
Danza Carnavalesca Boliviana 
Serie Boliviana 
 
I – Preludio
II – Danza 
III – Pastoral
IV – Arriando
 
Bela Bartok ( 1881 -1945) 
Danças Folcloricas Romenas
 
I –   Bot tánc / Jocul cu bâtă (Stick Dance)
II –  Brâul (Sash Dance)
III – Topogó / Pe loc (In One Spot)
IV – Bucsumí tánc / Buciumeana (Dance from Bucsum)
V –  Román polka / Poarga Românească (Romanian Polka)
VI –  Aprózó / Mărunțel (Fast Dance)

 
Luis Humberto Salgado(1903-1977)
Danzas Ecuatorianas
 
I – Sanjuanito
II – Danza del Sombrero
III – Oracion
IV – Danza Carnavalesca
 
Leo Weiner (1885-1960)
3 Danças Campestres Hungaras
 
I –   Roka-Tanc 
II –  Ronde de Marosszek (CA)
III – Csurdongolo
Esteban Eitler
3 Esbolzos Bolivianos
 
I – Pastoral Quichua
II – Leyenda Mitya
III – Brisa Andina 
 
James Strauss, flauta 
 Orquesta Sinfonica de Venezuela
 Alfonso Lopez, Dir.
 
Cronologia do Projeto Conexões Latinas – Revivendo Esteban Eitler

2016 – Lançamento de site para preservação e resgate do legado histórico de Esteban Eitler;

2017 – Projeto Conexões Latinas: Revivendo Esteban Eitler; finalização do disco com músicas inéditas;  

2018 – Lançamento de disco e turnê latino-americana, sob a direção de James Strauss.

Blog

CD Conexões Latinas já está disponível

CD Conexões Latinas

O CD Conexões Latinas – James Strauss toca Esteban Eitler com a Orquestra Sinfônica da Venezuela já ficou pronto e está disponível. Os apoiadores do projeto receberão o seu, ou seus exemplares brevemente. Já estamos cuidando disso com muito carinho. O CD está primoroso. 

CD Conexões Latinas na prensa

Queridos apoiadores e público em geral

Depois de alguns contratempos, é com alegria que informamos que o CD Conexões latinas/James Strauss toca Esteban Eitler com  a Orquestra Filarmônica da Venezuela está sendo prensado em Manaus. Brevemente estará disponível. 

Lançamento virtual do CD Conexões Latinas

O CD Conexões Latinas gravado com a Orquestra Sinfônica da Venezuela já está com lançamento virtual.  O CD físico estará pronto no mês que vem e será distribuído para os apoiadores do Projeto Conexões Latinas. Para quem quiser baixar virtualmente segue o link.

https://jamesstrauss.hearnow.com/

Daniela Fulgellie e o livro “Músicos do nosso tempo”

A musicista e pesquisadora Daniela Fulgellie acaba de lançar seu livro “Músicos do nosso tempo” resultado do seu estudo sobre o caminhos internacionais trilhados por músicos latinos (Argentina, Chile e Brasil) . Nessa pesquisa Daniela inclui documentos, fotos e histórias de Esteban Eitler que fez parte de movimentos de vanguarda. Com sua pesquisa Daniela incentivou a família a fazer o site.   

 

 

Maestro Lucio Bruno Videla também fala de Esteban.

Brisa Andina

Para começar bem o ano nada melhor do que ouvir esta gravação recente da composição de Esteban Eitler – “Brisa Andina” – que faz parte dos “3 Esbozos Bolivianos”. Lembrando que no CD – Conexões Latinas – Revivendo Esteban Eitler, teremos os outros dois movimentos: “Pastoral Quichua” e “Leyenda Mitaya“.

A belíssima gravação é com o flautista James Strauss e a Orquestra Sinfônica da Venezuela. Enjoy!

 

Para encantar neste final de ano

O final do ano se aproxima e nosso projeto vai dar um respiro.  Todas as gravações do primeiro CD estão finalizadas. Como presente de final de ano, ouça o primeiro movimento das Danzas Equatorianas que Luis Humberto Salgado, grande compositor Equatoriano (Cayambe, 1903 – Quito, 1977) dedicou a Esteban Eitler. Por sua vez, Esteban fez o arranjo. 

Agradecemos a todos que tem apoiado, divulgado e incentivado o Projeto Conexões Latinas

Em janeiro estaremos lançando a pré venda do CD. Aguardem!

 

Pastoral Quichua com a Orquestra Sinfônica da Venezuela

A Pastoral Quichua foi a primeira composição do Esteban que divulgamos no Projeto Conexões Latinas. Agora é possível apreciar essa linda música tocada pela Orquestra Sinfônica da Venezuela, com o flautista James Strauss.

Posted by James Strauss on Wednesday, November 29, 2017

Sobre a Orquestra Sinfônica da Venezuela

A Orquestra Sinfônica da Venezuela é uma das mais importantes e, depois da Orquestra de Boston, a mais antiga do continente americano. Foi fundada por um grupo de 26 músicos profissionais, com o convite do maestro Vicente Emilio Sojo em 24 de junho de 1930, por causa da dissolução, em 1929, da União Filarmônica Nacional.

O trabalho da orquestra começou em 1930, atraindo um público aos concertos, com intelectuais, personalidades políticas e músicos. Em 1980 ela ganhou o reconhecimento “Patrimônio Artístico da Nação”. Durante sua longa trajetória, a orquestra já foi ouvida em muitos teatros da Venezuela, incluindo o Teatro Nacional de Caracas, o Teatro Municipal de Caracas, o Acústico Bello Monte, o Aula Magna da Universidade Central da Venezuela, no Poliedro de Caras e realizou uma turnê pelas Américas e Europa na década de 1950.

Na década de 1960 e início da década de 1970, Pedro Antonio Ríos Reyna foi o presidente da sociedade, com a morte de Ríos Reyna, foi oferecido um concerto em 19 de abril de 1973 para celebrar a inauguração de sua nova casa, o Complexo Cultura Teresa Carreño.

A Orquestra Sinfônica da Venezuela mantém um programa de rádio que é transmitido duas vezes por semana através da Rádio Nacional da Venezuela. A orquestra realiza em torno de setenta apresentações ao ano.

 O Projeto Conexões Latinas se orgulha muito da Orquestra Sinfônica da Venezuela estar gravando as obras de Esteban Eitler!

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Orquestra_Sinfônica_da_Venezuela

https://es.wikipedia.org/wiki/Orquesta_Sinfónica_Venezuela

Gravação com a Orquestra Sinfônica da Venezuela com participação do flautista James Strauss
Gravação com a Orquestra Sinfônica da Venezuela com participação do flautista James Strauss

Gravação do CD no Teatro Teresa Carreño em Caracas

Ontem começaram as gravações do primeiro CD do projeto “Conexões Latinas – Revivendo Esteban Eitler – no mais Teatro Teresa Carreño em Caracas, Venezuela. Esse, que é o mais importante teatro do país, abriga nessa gravação a Orquestra Sinfônica da Venezuela sob a batuta do maestro Alfonso Lopez. Com músicos excepcionais , de grande qualidade e com a especial participação do brilhante flautista James Strauss, pesquisador e curador do projeto, as gravações iniciaram com 2 dos Esbozos Bolivianos (Pastoral Quichua e II Leyenda Mitya) entre outros e  nesta terça foi a vez das Aquarelas Bolivianas

Fotos da gravação

Pastoral Quichua (1941)

Esteban Eitler (1913-1960) Pastoral Quichua (1941) Para flauta y Arpa (Baseado en un canto indigena Ecuatoriano) Con Lady Valeria Lucente

Publicado por James Strauss em Quarta-feira, 8 de novembro de 2017