Blog Conexões Latinas

25 de junho, aniversário de Esteban

Hoje é dia de celebrar esse músico talentoso e criativo que deixou um legado musical importante. Após publicarmos o site, gravamos o CD “Conexões Latinas” e temos recebido alguma solicitações para disponibilizarmos partituras. Dessa forma, a música dele se mantém viva e pulsante, e nós só temos que comemorar! Parabéns Esteban!!!

Ouça uma amostra da música de Esteban do CD Conexões Latinas- 3 Esbolzos Bolivianos Brisa Andina (com o flautista James Strauss e a Orquestra Sinfônica da Venezuela).

Esteban e seu acordeon

 

 

 

 

O CD virtual “Tonus”, vanguarda dos anos 50 já foi lançado.

Recebemos da musicista Daniela Fugellie notícias do lançamento do CD virtual resultante da pesquisa sobre o Grupo Tonus. No dia 2 de ab ril publicamos um post com o artigo de Rodrigo Alarcón sobre o Grupo. 

Agora Daniela nos oferece a oportunidade de ouvir o CD virtual.  Discos físicos haverá em algum momento, pós-pandemia.

Compartilhamos “CURITIBA 1948” de ESTEBAN EITLER (1913-1960).

O Maestro Lucio Videla compartilhou no seu face a composição ” CURITIBA 1948″ de ESTEBAN EITLER (1913-1960), obra transcrita e editada por Pato Mátteri e pelo Maestro Bruno, cujo manuscrito original se encontra no Instituto Nacional de Musicología “Carlos Vega”.
Melina Marcos ao piano. Ouçam.

El sonido aventurero de Tonus, música de los ’50 que sigue a la vanguardia

Publicamos aqui o artigo compartilhado pela musicóloga chilena Daniela Fugellie. A nota escrita por Rodrigo Alarcón trata do CD Tonus, grupo de vanguarda dos anos 1950. O CD não pôde ser lançado no dia 25 de março por conta do Coronavírus, mas em breve terá o seu lançamento digital. É uma pesquisa importante que resgata o belíssimo e importante trabalho dese grupo do qual Esteban Eitler também fez parte. 

El sonido aventurero de Tonus, música de los ’50 que sigue a la vanguardia

 

 

O site e a obra musical de Esteban

A internet é um mundo de possibilidades de comunicação e divulgação. Com a rapidez e fluência das redes sociais, pode parecer que sites são mais lentos e que talvez sejam focados apenas em vendas. Mas não é bem assim. O site tem papéis a cumprir. No case Esteban fica claro que a criação do site vem contribuindo fortemente para a propagação da sua obra musical. Dois casos recentes podem ilustrar essa afirmação.  Um aluno da NYU que está no último ano de estudos em performance de saxofone, mostrou interesse nas obras de Esteban especialmente nas composições de câmera. O outro caso veio de uma doutoranda da Liszt Academy of Music in Budapest, interessada especialmente em composições para flauta. 

Isso nos mostra que em tempos de comunicação global, o site permite a apropriação por parte dos interessados em obras que talvez estivessem apenas  guardadas em arquivos pessoais ou familiares. A ideia do site é focar na divulgação e na possibilidade de cada vez mais, pessoas do mundo tenham acesso às obras de Esteban. É como se fosse um multiplicador. Importante dizer que as partituras solicitadas foram disponibilizadas imediatamente.  Essa é uma  das metas. Propiciar ao máximo a divulgação e acesso à obra de Esteban Eitler. E o site continua no seu papel!

O animador Esteban Eitler, “el caballero de la simpatia”

Esteban sempre se orgulhou de viver apenas da música em todos os sentidos. Ele ministrava aulas, tocava em rádios, participava de orquestras, gravava discos infantis, enfim, todos os trabalhos que apontavam para um só lugar, a música. Um exemplo curioso remonta a 1949 quando Esteban debutou no Bohemien Club  (Viamonte 547 em Buenos Aires  nas suntuosas galerias Pacífico) como animador. Em certa altura o convite diz: “este artista bem conhecido em nosso meio através de suas atuações em outras casas noturnas, proporcionará momentos de grata distração por intermédio das suas graciosas e cômicas canções brasileiras, suas alegres canções texanas e as expressões sentimentais da canção francesa“. O show demorava aproximadamente uma hora e meia  para diversão de toda família. Essa era uma das características de Esteban, um músico com formação erudita mas que acreditava que toda forma de música valia a pena.

Esteban como animador
Esteban ao piano animando a noite no Bohemien Club 

 

Concerto Conexões Latinas em São Paulo

Esse evento foi de grande sucesso de público. 

Programa:

  1. ACUARELAS BOLIVIANAS (MAIO 1941) SUITE – FLAUTA E PIANO. I CHOQUISACA
  2. TRES AIRES DE LA PUNA (NOVEMBRO 1941) – FLAUTA E PIANO. I AIRE DE PINKILLO
  3. AIRES INDO-CRIOLLOS ARGENTINOS. TRANSCRIÇÃO PARA FLAUTA E PIANO
  4. SONORIDADES (JUNHO 1958) – FLAUTA
  5. TRES AIRES TRADICIONALES PARAGUAYOS. I – LA PALOMITA; II -RUBIO ÑU (OJOS AZULES); III – EL PAJARO CAMPANA. TRANSCRIÇÃO PARA FLAUTA E PIANO
  6. 5 CANCIONES BOLIVIANAS FOLKLORICAS. I – CANCION SANTA-CRUSEÑA; II – CANCION DEL PASTORCITO; III – CANCION DE LOS PEREGRINOS; IV – CANCION DELA VIRGEN COPACABANA; V – CANCION GUERRERA CARNAVALESCA. COMPILAÇÃO, HARMONIZAÇÃO E TRANSCRIÇÃO PARA FLAUTA E PIANO
  7. RECITATIVOFLAUTA SOLO (1954) – ASCENDINO THEODORO NOGUEIRA. MÚSICA DEDICADA A ESTEBAN EITLER
  8. TRES DANZAS CAMPESTRES HUNGARAS DE LEO WEINER – 1958. TRANSCRIÇÃO PARA FLAUTA E CORDAS. ROKA-TANC.

Ouça aqui Aires Indo-Criollos Argentinos com James Staruss e Jay Bergamini

 

 

Hoje é aniversário de Esteban

Hoje Esteban Eitler faria 106 anos, um pouco mais do que o dobro da idade com que partiu. Para nós é um dia de lembranças, carinho e comemoração pelo sucesso do site.

 Deste site que começou de modo afetivo, saiu o Projeto Conexões Latinas e do projeto o belo CD. E por tudo isso agora podemos acompanhar novamente a execução das suas músicas pelo mundo.
Aproveito para dizer que ainda temos o maravilhoso CD Conexões Latinas à venda. Quem se interessar entre em contato.

Homenagem para o dia de hoje

Esteban Eitler em Viena pelas mãos de Gerardo Delgado.

AÑORANZAS (de la Serie sentimental, 1943) de ESTEBAN EITLER (1913-1960) en las manos de Gerardo Delgado en la Universität für Musik und darstellende Kunst Wien. En esta obra en 12 movimientos, cada uno para un instrumento diferente, Eitler busca dialogar la sentimentalidad romántica, con la vanguardia dodecafónica. Incluso se puede escuchar aquí una alusión al esquema rítmico de la “Hueya” argentina, tal como la entendían los compositores académicos argentinos del momento. De esta manera Eitler fundía conceptos no aceptados para la ideología imperante de la época, además de adelantarse varios años a la yuxtaposición de dodecafonismo y músicas populares tradicionales que presentó Ginastera en su primera sonata para piano. Estos y otros temas se comentaron en el simposio en la Universidad en Viena. ¡Un lujo para nosotros y felices de poner a Eitler al descubierto!

Encontro com o Maestro Julio Medaglia

Rolando Eitler (um dos filhos de Esteban)  teve um encontro relâmpago com o maestro Julio Medaglia, que conheceu Esteban. Ele recebeu o CD “CONEXÕES LATINAS” e disse que vai comentar no seu programa “FIM DE TARDE” que vai ao ar diariamente às 17 na Rádio Cultura/SP. Embora não dissesse o dia, é possível que seja esta ou na próxima semana. Quem puder acompanhe, será um fato inédito!

 

Breve encontro

 

 

 

CD Conexões Latinas já está disponível

CD Conexões Latinas

O CD Conexões Latinas – James Strauss toca Esteban Eitler com a Orquestra Sinfônica da Venezuela já ficou pronto e está disponível. Os apoiadores do projeto receberão o seu, ou seus exemplares brevemente. Já estamos cuidando disso com muito carinho. O CD está primoroso. 

CD Conexões Latinas na prensa

Queridos apoiadores e público em geral

Depois de alguns contratempos, é com alegria que informamos que o CD Conexões latinas/James Strauss toca Esteban Eitler com  a Orquestra Filarmônica da Venezuela está sendo prensado em Manaus. Brevemente estará disponível. 

Lançamento virtual do CD Conexões Latinas

O CD Conexões Latinas gravado com a Orquestra Sinfônica da Venezuela já está com lançamento virtual.  O CD físico estará pronto no mês que vem e será distribuído para os apoiadores do Projeto Conexões Latinas. Para quem quiser baixar virtualmente segue o link.

https://jamesstrauss.hearnow.com/

Daniela Fulgellie e o livro “Músicos do nosso tempo”

A musicista e pesquisadora Daniela Fulgellie acaba de lançar seu livro “Músicos do nosso tempo” resultado do seu estudo sobre o caminhos internacionais trilhados por músicos latinos (Argentina, Chile e Brasil) . Nessa pesquisa Daniela inclui documentos, fotos e histórias de Esteban Eitler que fez parte de movimentos de vanguarda. Com sua pesquisa Daniela incentivou a família a fazer o site.   

 

 

Maestro Lucio Bruno Videla também fala de Esteban.

Brisa Andina

Para começar bem o ano nada melhor do que ouvir esta gravação recente da composição de Esteban Eitler – “Brisa Andina” – que faz parte dos “3 Esbozos Bolivianos”. Lembrando que no CD – Conexões Latinas – Revivendo Esteban Eitler, teremos os outros dois movimentos: “Pastoral Quichua” e “Leyenda Mitaya“.

A belíssima gravação é com o flautista James Strauss e a Orquestra Sinfônica da Venezuela. Enjoy!

 

Para encantar neste final de ano

O final do ano se aproxima e nosso projeto vai dar um respiro.  Todas as gravações do primeiro CD estão finalizadas. Como presente de final de ano, ouça o primeiro movimento das Danzas Equatorianas que Luis Humberto Salgado, grande compositor Equatoriano (Cayambe, 1903 – Quito, 1977) dedicou a Esteban Eitler. Por sua vez, Esteban fez o arranjo. 

Agradecemos a todos que tem apoiado, divulgado e incentivado o Projeto Conexões Latinas

Em janeiro estaremos lançando a pré venda do CD. Aguardem!

 

Pastoral Quichua com a Orquestra Sinfônica da Venezuela

A Pastoral Quichua foi a primeira composição do Esteban que divulgamos no Projeto Conexões Latinas. Agora é possível apreciar essa linda música tocada pela Orquestra Sinfônica da Venezuela, com o flautista James Strauss.

Sobre a Orquestra Sinfônica da Venezuela

A Orquestra Sinfônica da Venezuela é uma das mais importantes e, depois da Orquestra de Boston, a mais antiga do continente americano. Foi fundada por um grupo de 26 músicos profissionais, com o convite do maestro Vicente Emilio Sojo em 24 de junho de 1930, por causa da dissolução, em 1929, da União Filarmônica Nacional.

O trabalho da orquestra começou em 1930, atraindo um público aos concertos, com intelectuais, personalidades políticas e músicos. Em 1980 ela ganhou o reconhecimento “Patrimônio Artístico da Nação”. Durante sua longa trajetória, a orquestra já foi ouvida em muitos teatros da Venezuela, incluindo o Teatro Nacional de Caracas, o Teatro Municipal de Caracas, o Acústico Bello Monte, o Aula Magna da Universidade Central da Venezuela, no Poliedro de Caras e realizou uma turnê pelas Américas e Europa na década de 1950.

Na década de 1960 e início da década de 1970, Pedro Antonio Ríos Reyna foi o presidente da sociedade, com a morte de Ríos Reyna, foi oferecido um concerto em 19 de abril de 1973 para celebrar a inauguração de sua nova casa, o Complexo Cultura Teresa Carreño.

A Orquestra Sinfônica da Venezuela mantém um programa de rádio que é transmitido duas vezes por semana através da Rádio Nacional da Venezuela. A orquestra realiza em torno de setenta apresentações ao ano.

 O Projeto Conexões Latinas se orgulha muito da Orquestra Sinfônica da Venezuela estar gravando as obras de Esteban Eitler!

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Orquestra_Sinfônica_da_Venezuela

https://es.wikipedia.org/wiki/Orquesta_Sinfónica_Venezuela

Gravação com a Orquestra Sinfônica da Venezuela com participação do flautista James Strauss
Gravação com a Orquestra Sinfônica da Venezuela com participação do flautista James Strauss

Gravação do CD no Teatro Teresa Carreño em Caracas

Ontem começaram as gravações do primeiro CD do projeto “Conexões Latinas – Revivendo Esteban Eitler – no mais Teatro Teresa Carreño em Caracas, Venezuela. Esse, que é o mais importante teatro do país, abriga nessa gravação a Orquestra Sinfônica da Venezuela sob a batuta do maestro Alfonso Lopez. Com músicos excepcionais , de grande qualidade e com a especial participação do brilhante flautista James Strauss, pesquisador e curador do projeto, as gravações iniciaram com 2 dos Esbozos Bolivianos (Pastoral Quichua e II Leyenda Mitya) entre outros e  nesta terça foi a vez das Aquarelas Bolivianas

Fotos da gravação

Pastoral Quichua (1941)

Esteban Eitler (1913-1960) Pastoral Quichua (1941) Para flauta y Arpa (Baseado en un canto indigena Ecuatoriano) Con Lady Valeria Lucente

Publicado por James Strauss em Quarta-feira, 8 de novembro de 2017